O Parque Estadual de São Camilo é uma Unidade de Conservação localizada no município de Palotina no oeste paranaense. Sua área é responsável por proteger cerca de 385 hectares de Floresta Estacional Semidecidual, sendo o parque considerado um dos poucos remanescentes florestais de porte considerável na região.
O parque é margeado pelo Rio São Camilo e dentro de sua área corre o riacho Quati. Na área de visitantes o parque apresenta um lago artificial que foi criado pelo represamento do riacho Quati e por lá várias aves forrageam e nidificam. Em uma área de borda do parque pouco conhecida pela população, existe uma área paludosa extremamente rica, pois em épocas de chuva formam-se lagos efêmeros que são aproveitados por muitas aves, já tendo sido observado aves migratórias e aquáticas que não ocorrem no restante do parque.
O parque é pouco conhecido, mas apresenta uma avifauna exuberante, sendo um excelente local para a observação de aves. Apesar de várias espécies já terem sido registradas por lá, existem dezenas de outras espécies conspícuas que ainda serão registradas.
O Parque Estadual de São Camilo é aberto de terça-feira a domingo tendo um horário de visitação das 8 horas da manhã até 17 horas e 30.
Como foi formada, eventos relevantes…
O Parque Estadual de São Camilo oferece uma excelente área de lazer. Existem quiosques para piqueniques, banheiros organizados e bem cuidados pela equipe do parque. Um amplo gramado para a atividades ao ar livre e a área de estacionamento é ampla e atende bem o público.
Dentro do parque há uma trilha de fácil acesso, limpa e bem tranquila de ser realizada, a qual permite uma imersão dentro da Mata Atlântica, cada vez mais escassa na região.
O parque conta com uma exposição de animais empalhados e preservados, banners de trabalhos científicos e fotografias tiradas dentro do parque para mostrar ao público a importância e riqueza do parque para todos.
O parque apresenta uma excelente estrutura para educação ambiental a qual deve ser valorizada e mostrada para a população.